quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O inicio

Depoimento: Olavio Laires de Oliveira Ziegler
Para: João Elibio Ziegler

Aproximadamente 600 homens de origem Germânica, desembarcam no Rio de Janeiro – RJ em 1827, entre eles João Paulo Ziegler, segundo informações dispersas, havia ainda um outro Ziegler, cujo nome é ignorado e destino vagamente sabido, que é a região metropolitana de Curitiba – PR.
Após a guerra da Cisplatina em 1828, motivo da vinda destes imigrantes, passa a residir na região das missões, trabalhando como valeiro (na ausência de cercas aramadas para delinear divisas, usava-se valas) nas fazendas da região, mais precisamente onde hoje é a cidade de Tupanciretã – RS. Ali, se casa com uma índia chamada Maria do Carmo. Desta união nasce Maria (alcunhada Marica). Durante a gravidez do segundo filho, João Niederaurer o leva para Santa Maria – RS, onde nasce Paulina.
Passa então a exercer sua profissão ali, num solo mais arenoso, fincando raízes na entrada da cidade, hoje Passo da Areia, hoje Venâncio Aires, ao lado do Quartel do Parque, entrada da Vila Jockey Club na saída para a Caturrita. E Maria do Carmo começa a ganhar muito dinheiro como rendeira. Neste local, nasce Manuel Frederico, á 1º de outubro de 1857, dando assim continuidade á Família.
Maria Ziegler, ou Marica, casa com um rapaz da família Hundertmarck
e Paulina morre solteira. Manuel Frederico, toma por profissão, a marcenaria, e sem emprego na cidade, vai trabalhar na localidade de Boca do Monte na estrada de ferro. Aos 27 anos, casa-se com Julia Feldmann, dando origem a três filhos: Elibio, Abílio e Aristides.

6 comentários:

  1. meu avo henrique ziegler, e avo cristina ziegler, vieram na epoca para um alberque , perto de sao roque-sp, onde acolhia os imigrantes,com o tempo compraram um terredno no bairro ipiranga em sao paulo, mas na epoca era muito perseguidos, mudaram pra o interior do parana, cidade de bandeirantes onde trabalharam na lavoura de cafe, meu pai e minha tia era irmao gemeos, pedro ziegler e elizabeth ziegler, pedro casou com minha mae em abatia -pr e constituiram minha familia,eu moro em maringa desde l960 onde contitui minha familia, meu filho jornalista e a filha psicologa aqui em maringa-pr meu comentario osvaldo sigles

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por este sobrenome.Quem me dera esbarrar com um Ziegler e me tornar uma, e toda minha descendencia tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi chamou , mria de Lourdes Ziegler ,mais não sei minha origem , estou pesquisando

      Excluir
  3. Aqui no Rio Grande do Sul somos muitos os Ziegler, são trabalhadores e trazem como valor maior a honestidade.
    Meu avô se chamava Arthur Ziegler, conta meu pai Moacyr Ziegler que o meu avô e um irmão vieram da Alemanha, fugidos da perseguição e se estabeleceram em Canoas-RS. Meu avô foi para Três de Maio-RS,era agricultou. Se casou com Estela Checcone e tiveram sete filhos. Valdemar, Ginhor, Isaac, Moacyr, Guiomar, Leonor e Irene. Meu pai se casou com Adelaide Loi, de pais italianos (Luís Loi e Guilhermina Dallavechia) e tiveram seis filhos: Albenides Antônio, João Batista, Dione Marli, Jacinta Maria, Luiz Francisco e Terezinha Lúcia. Quatro filhos de Moacyr possuem curso superior, seguiram diversas profissões, como Administrador, Comerciante, Contadora e funcionários públicos. Luíz Francisco está no Acre é Fiscal do ICMS, Dione Marli é inativa do TCE-RS, Jacinta Maria é inativa da CRT, Terezinha Lúcia é inativa da Justiça Federal.
    Assim, Ziegler deste Brasil, vamos dar continuidade a essa página criada pelo J.B. Ziegler, a quem devemos agradecer e parabenizar pela iniciativa, cada um conta o que recorda e vamos registrando nossa história. Dione Marli Ziegler da Silva.

    ResponderExcluir

A boa música Brasileira

Rádio UFPR

 

Você está ouvindo a RádioUFPR, a primeira rádio feita
exclusivamente para a Internet no Estado do Paraná.